CENÁRIO

_

Procuramos trabalhar com clientes que estejam alinhados com o nosso propósito: inovar para melhorar a vida de outras pessoas e transformar o mundo. A VLI Logística é uma empresa que oferece soluções logísticas que integram terminais, portos, ferrovia e rodoviário. Atende com eficiência as principais regiões brasileiras produtoras de bens e produtos industrializados, siderúrgicos, agrícolas e minerais.

Dentro da VLI, a equidade de gênero é um pilar forte e que tem sido cada vez mais trabalhado. Ajudamos na criação de uma campanha de Dia das Mulheres, levando em conta os dados do Grant Thornton, International Business Report (IBR) – Women in Business: quando falamos das posições de liderança, embora a porcentagem de mulheres CEOs no Brasil tenha crescido de 5% em 2015 para 16% em 2017, elas ainda representam apenas 2,8% dos cargos mais altos.

DESAFIO

_

Comunicar uma única mensagem para todos os públicos da VLI: desde pessoas que trabalham no campo até aos que são supervisores e diretores. A ideia central se baseou em ressignificar o “mimimi”, termo usado na internet com a tentativa de diminuir a manifestação de ideias de alguma pessoa ou de movimentos, remetendo ao choro ou reclamação. Pensando nisso, transformamos o termo em algo relevante para mostrar que a dor e a história do outro não é mimimi.

Mostramos a importância das mulheres dentro da VLI apresentando histórias reais, onde cada personagem trouxe suas dificuldades pessoais e profissionais, conquistas na VLI, marcos da carreira, dia a dia do trabalho, etc. Respeitando o lugar de fala, um time de mulheres foi responsável por todas as etapas da criação e desenvolvimento do conceito.

Estamos, cada dia mais, trazendo para o nosso mindset os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e para essa campanha tivemos a oportunidade de colocar em prática o objetivo 5 - Igualdade de gênero.

RESULTADO

_

Escolhemos três personagens para contar suas histórias e mostrar que o lugar da mulher é onde ela quiser e que nenhuma história merece ser tratada como #mimimi. Para o tema da campanha chegamos em cinco frases: Lideranças femininas: resistem; Maquinistas mulheres: persistem; Operadoras Portuárias: insistem e Mulheres que transformam o país: existem. Com a ajuda do RH da companhia, escolhemos três personagens para contar suas histórias.

Por meio de storytelling, UX e um olhar empático, chegamos em depoimentos emocionantes e verdadeiros. As histórias foram usadas para as redes sociais da VLI: Facebook, LinkedIn, Instagram Feed e Stories, e trouxeram identificação e admiração dos seguidores. Foram quase 37 mil reações e likes nas três redes sociais, mais de 900 comentários e 644 compartilhamentos. Nos Stories, mais de 29.266 visualizações.

Veja também