CENÁRIO

_

A Prefeitura de Curitiba precisava conscientizar e educar estudantes infantis sobre a coleta do lixo seletivo. Deixando claro para os alunos a diferença do lixo comum para o lixo que não é lixo na cidade. A escolha para essa ideia foi criar um game interativo e, com nosso expertise em tecnologia e criatividade, fomos chamados para desenvolver esse projeto. 

DESAFIO

_

Pensar em algo atrativo, simples e que passasse a mensagem necessária, de maneira lúdica e divertida. Nossa equipe passou por um processo criativo, usando o design thinking para desenvolver toda a ideia. Por meio do storytelling e gamification, decidimos desenvolver o Pare e SE-PA-RE, usando como referência o Candy Crush, um jogo de puzzle que utiliza o raciocínio e, na época, era um dos maiores jogos. Elaboramos todo o visual design do game - ícones, ilustrações, cenários, elementos, hud, etc.

Para engajar ainda mais os estudantes, criamos três fases de lugares que faziam parte do universo desses alunos: parque, rua e escola. Conforme os alunos iam evoluindo, ele o jogo tornava-se mais difícil e mais rápido. Além de tudo isso, outro desafio foi desenvolver um jogo interessante, mas extremamente leve, já que seria instalado nos computadores das escolas municipais. 

RESULTADO

_

Implementar um projeto de conscientização desde cedo para essas crianças, ajuda não só no futuro do planeta, mas também reflete no dia a dia e nas próximas gerações. Esses estudantes já ficam à frente, com um mindset diferente de outros que não tiveram incentivos.

Um game divertido e que ajudou os alunos a desenvolverem raciocínio lógico e a capacidade de organizarem elementos de diferentes categorias. 
O Pare e SE-PA-RE enquadrou-se em três das 17 ODS estabelecidas pela ONU: número 12, Consumo e Produção Responsáveis; 13, Ação Contra a mudança Global do Clima e 15: Vida Terrestre.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba está entre as cidades mais limpas do mundo. Até maio deste ano, 7.642 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados no programa Lixo que não é Lixo e 207.508 toneladas de resíduos orgânicos coletados na Coleta Convencional.*

*Dados do site da Prefeitura Municipal de Curitiba

Veja também