Cenário

_

Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Governo, mesmo diante de um mundo tão tecnológico e digital, cerca de 89% dos brasileiros ainda preferem se informar pela televisão. Sabendo disso, como um portal de notícias pode usar essa informação a seu favor? O Metrópoles, site de notícias de Brasília, junto com a agência Leo Burnett Tailor Made, contou com nosso expertise em tecnologia e inovação para a criação de um produto que pudesse registrar a informação de maneira mais imediatista.

metropoles.com

DESAFIO

_

Diante disso, foi desenvolvido o Real Time Mic, um microfone criado para aparecer em diversos programas de TV e mostrar que as notícias saem bem antes no portal Metrópoles. Tudo isso acontece por meio de um relógio digital instalado no próprio microfone que registra o horário exato em que as entrevistas foram feitas.  Por exemplo, quando o Jornal Nacional, exibido às 21h, mostra uma entrevista, microfones de outros veículos são exibidos, mas só do Metrópoles marca a hora exata em que a entrevista foi concedida.  A estratégia foi fazer com que o microfone aparecesse nos principais telejornais, na parte da noite, quando a maioria dos brasileiros já estão em casa para assistir TV e ver as notícias do dia.

metropoles.com

RESULTADO

_

As reações foram imediatas: o acesso ao site Metroples.com aumentou 37,5%. Mais de 98 milhões de pessoas foram impactadas, mídia espontânea de US$3,6 e um investimento de US$2.99 (preço do relógio digital usado no microfone) + frete.  No final da campanha as pessoas impactadas perceberam que as notícias haviam saído antes no site Metrópoles.com, reforçando o conceito como um veículo que transmite notícias antes de qualquer outro. A campanha ganhou medalha de bronze no Cannes Lions, o maior festival de propaganda do mundo, na categoria Outdoor, que premia trabalhos criativos divulgados em ambientes públicos.

Ficha técnica

Agência: Leo Burnett Tailor Made
Produtora de Filme: Belina Filmes
Produtora de Som: Quiet City Music+Sound
Produtora de Tecnologia: Pravy
VP de Criação / ECD: Wilson Mateos
Diretor Geral de Criação: Pedro Utzeri
Diretor de criação: Vinicius Stanzione
Diretor de arte: Breno Ribeiro
Redator: Filipe Medici, Fabio Nagano
RTV: Maria Fernanda Moura, Jackeline Neuwirt
Montador: Chrystian Danucalov
Atendimento: Fabio Brito, Rodrigo Terra, Xanna D’aguiar e Karina Vadasz
Mídia: Andrea Hirata, Marcelo Iwakiri
Planejamento: Tiago Lara
Conteúdo: Rafael Segri
Projetos digitais: Denis Gustavo, Pedro Rais, Katia Rosa
Direção do Filme: João França e Adriano Magalhães
Direção de Fotografia: Camila Lima e Adriano Magalhães
Coordenação de Produção: Amanda Guerra
Produtor Musical: Chris Jordão

metropoles.com
Veja também