Em 2020 vimos um fenômeno acontecer dentro de boa parte das empresas, a chamada transformação digital acelerada e, por consequência, forçada. Já era de conhecimento geral que, como empresas, precisávamos digitalizar processos, operações e produtos, se quiséssemos atender as necessidades e desejos dos consumidores em um futuro não tão distante.

Muitos gestores negligenciaram este movimento, alguns de modo consciente, mas, muitos outros de forma inconsciente por assim dizer, ou seja, considerando esse processo como algo pertencente a um futuro distante: “temos tempo”.

A chegada da pandemia trouxe consigo um choque de realidade. O futuro, não tão distante para alguns e, distante para outros, se tornara parte do presente num estalar de dedos.O mercado de produtos digitais já estava em franco crescimento antes disto, mas, foi também neste ponto, que ocorreu o seu boom!

Mas afinal, qual a sua importância para os negócios e como torná-los uma vantagem competitiva? 

O que são produtos digitais—–

Um produto, por si só, é algo que cria um valor específico para um grupo de pessoas e para a empresa que o fornece. A empresa que cria e fornece o produto é impactada por este “valor”, através da receita financeira que a venda deste produto produz. O consumir por sua vez, compra um produto com um objetivo, o alcance deste objetivo representa o valor que o produto agrega para ele.

Um produto digital é qualquer item, um artefato que entrega o mesmo valor para ambas as partes, tendo sido produzido no formato digital e distribuído online. É intangível e, portanto, não exige estrutura física de armazenamento ou “entrega” por frete, por exemplo. É altamente provável que, a esta altura, você já tenha consumido inúmeros produtos digitais, sendo estes os mais comuns:- Softwares- Aplicativos- Games- Sites- eBooks- Webinários- Cursos Online 
O que são Infoprodutos—–

Infoprodutos são, na verdade, uma categoria de produto digital. O valor que geram para quem os consome está relacionado com conhecimento, aprendizado e educação.Esta categoria de produto ganhou muita força nos últimos anos em função do avanço do EaD – ainda mais impulsionado pela pandemia, e, do Marketing de Conteúdo como uma das principais estratégias de geração de oportunidades para empresas.

Além disso, muitas pessoas têm se aventurado no empreendedorismo digital, criando e vendendo infoprodutos. Já que, para isto, não é necessária muita estrutura de desenvolvimento.Para produzir, publicar e comercializar um eBook sobre determinado tema por exemplo, será necessário basicamente: conhecimento, redação, um trabalho de diagramação de conteúdo e, uma plataforma para publicação e venda, sendo que a maioria destes empreendedores digitais utiliza plataformas já existentes, de terceiros, para esta finalidade.

Por conta deste cenário, muitas vezes os produtos digitais são resumidos apenas a esta categoria, os infoprodutos. Mas, como vimos, vai muito além disso. 

Como criar produtos digitais que geram vantagem competitiva—–

Após 2 anos de pandemia, só ter produtos digitais no portfólio se tornou uma questão de sobrevivência e não mais de diferenciação. Para que se tornem uma vantagem competitiva, os produtos digitais precisam ir além de entregar valor para as duas partes diretamente interessadas. Eles precisam estar embasados em Pessoas e Propósito.

Pessoas
–Um exemplo comum reside no ambiente empresarial, onde ainda é comum que nos deparemos com sistemas (softwares) extremamente complexos e não usuais. Isso acontece porque estes sistemas foram desenvolvidos com foco em objetivos específicos; gerar valor A para a empresa e, gerar o valor B para o consumidor, que neste caso seria outra empresa. Mas, sem levar em conta a experiência do usuário final no processo. Ou seja, o produto gera valor, não importa de que forma; se é difícil ou fácil, se é agradável ou não.

Atualmente, é muito difícil encontrar empresas e soluções que não possuam uma dúzia de bons concorrentes. Sendo assim, além do valor, a experiência também conta.Para isso, temos o Design Centrado no Usuário ou, User Centered Design (UCD).

O UCD objetiva criar produtos com experiências mais satisfatórias e amigáveis para as pessoas que irão utilizá-los. Ou seja, criar, sobretudo, para pessoas.
Segundo a Design Value Index, nos últimos anos as empresas que focaram seus esforços no design centrado no usuário tem superado o índice S&P 500 em mais de 200%.O Standard and Poor’s 500 (S&P 500) é um índice do mercado de ações que reúne as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos, a NYSE e a Nasdaq.

Propósito
–Design Centrado no Propósito ou, Purpose Centered Design. É sobre começar pelo porquê e, a criação do produto ser, talvez, uma consequência da resposta. E não, o contrário.Missão, Visão, Valores e Proposta de valor, são requisitos básicos para as empresas que desejam utilizar o Purpose Centered Design, pois é a partir disto que tudo irá derivar, desdobrando-se de forma quase espontânea, em produtos digitais ou não. O resultado, independente de qual for, fará sentido e entregará valor para todos os envolvidos.

Visão e Missão Pravy—– MISSÃO: Transformar organizações criando, evoluindo e crescendo produtos digitais regenerativos. Acompanhamos nossos clientes em cada etapa do caminho para ajudá-los a inovar com propósitos genuínos e alcançar novos níveis de impacto econômico, social e ambiental.

VISÃO: Seremos referência global em design centrado em propósito e produtos digitais regenerativos até 2025.A visão de futuro da Pravy é uma construção e representa uma transformação pela qual desejamos genuinamente passar. Portanto, todas as nossas ações presentes estão orientadas para um futuro de negócios regenerativos que desejamos ajudar a criar.

O que são produtos digitais regenerativos?—–

Quando nos propomos a entregar produtos digitais regenerativos, queremos dizer que nossos entregáveis estão alinhados com o conceito de economia regenerativa.

A economia regenerativa visa a geração de valor através dos negócios, para além de questões puramente econômicas, impactando positivamente também a sociedade e o planeta.

Logo, se você possui uma demanda, seja ela de desenvolvimento de um novo produto digital ou, de melhoria de algum produto já existente e, você quer que esta demanda entregue algo que representa uma vantagem competitiva real, fale conosco. 

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